DEVO! NÃO NEGO, PAGO QUANDO PUDER.

Com certeza você, caro leitor, já deve ter lido ou escutado a expressão dita no título deste pequeno artigo, “devo! não nego, pago quando puder.” Será mesmo que é assim?

Será mesmo que a justiça brasileira é tão ineficaz ao ponto de se usar jargões populares para dar a segurança de impunidade ao devedor? Depende.

Pois é, depende. Depende da forma com a qual o seu negócio fora estruturado, seja um empréstimo, compra e venda, doação, permuta, negócios empresariais e afins. Existem uma série de formas para se realizar e concretizar um negócio em terra tupiniquins mas todas, sem exceção, atravessam o crivo de “legalidade” ou seja, todas precisam de um contrato muito bem estruturado para não se perder com o tempo.

Para simplificar, o sistema de cobrança de créditos e coisas no Brasil é popularmente conhecimento como “extrajudicial” e “judicial”. Na esfera extrajudicial são as chamadas cobranças de escritórios, ligações, cartas, SPC/Serasa, protestos, negativações de nome na praça e etc.

Já na esfera judicial é preciso um contrato, ou menos provas do negócio, como conversas e testemunhas. 

Mas poxa! Meu processo tem 2 anos já! Nunca consegui nada!

Em bem verdade existem processos estagnados no judiciário sem a real efetividade, todavia isso é resultado de duas situações, um negócio/contrato mal feito ou uma incapacidade técnica.

Atualmente no brasil existem mais 72 formas diferentes na busca de patrimônio desde: bloqueio de bens; busca e apreensão de carro; bloqueio de conta bancária; ingresso em inventário; abertura forçada de inventário; crédito em sucessão; pedido de quota empresarial; desconstituição de empresa; reconstituição de empresa; leilão de bens; penhora de criptoativos; penhora de direito contratual; penhora de crédito de contrato de terceiros; etc etc etc.

São diversas as formas de se buscar o crédito devido que, somente podem acontecer quando advogado(a) e parte somam esforços. Não adianta você despejar o caso ao seu profissional e não alimentar com informações importes na busca do seus interesses.

Tenha em mente que toda atividade feita com base em cópia e cola tende e não dar resultados esperados. Seja ativo e alimente seu profissional com informações essenciais, seja na busca ou proteção do seu patrimônio.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WeCreativez WhatsApp Support
Nosso time de advogados está pronto para solucionar o seu caso!
👋 Ei, como podemos ajudá-lo?